Monotrilho

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O meio de transporte coletivo de massa é o grande desafio do século XXI para a Cidade de São Paulo.

Caros,

Conforme venho expondo há anos a mobilidade do Morumbi está totalmente comprometida e o que muito me assusta é saber que mesmo São Paulo apresentando um trânsito caótico há anos, com um aumento crescente diário, o planejamento viário do Morumbi foi baseado em um Evento: \'Copa de 2014\' e não na verdadeira demanda dos bairros.

O Metrô de São Paulo começou a ser construído há mais de 30 anos, na mesma época do Metrô do México, hoje o México possui em torno de 270 Km de Metrô e São Paulo em torno de 70 km.

Mais uma vez, vou me limitar ao nosso bairro Morumbi.

O que estamos solicitando aos nossos governantes é que revejam o traçado e o modelo do que pretendem implantar.

Segundo dados do IBGE 2010, o Morumbi (Vila Andrade) teve o maior aumento populacional da Cidade de São Paulo 73%, possuindo ainda uma das maiores áreas verdes da Cidade com o maior número de terrenos vazios para futuras construções,  possuindo ainda uma enorme demanda reprimida, pois as muitas construções já estão aprovadas, porém, ainda não foram entregues.

Existem várias representações junto á Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanização de São Paulo, demonstrando que a instalação do referido Monotrilho tem como resultado a degradação ambiental do bairro do Morumbi, gerando poluição urbana, impactos irreparáveis e irreversíveis a paisagem urbana, além de altos custos.

A matéria da revista Época de dezembro de 2010 mostrou que a conta não fecha, os dados mostrados foram muito claros, o Metrô Subterrâneo atenderia em horários de pico de 60.000 a 70.000 pessoas, enquanto o Monotrilho apenas de 20.000  á 30.000 pessoas. O custo do Metrô Subterrâneo por km seria de 150 a 200 milhões de dolares, enquanto o Monotrilho seria de 100 á 200 milhões de dolares e o tempo de construção de ambos seria de 2 KM por ano.

Além do exposto acima, a finalidade social do transporte público é atender o maior número de munícipes de todas as classes sociais.

O atual traçado contempla apenas uma pequena parte do Morumbi, excluindo moradores do Morro do Puma, Morro da Lua, Jardim Rebouças, Parque Arariba, Vila Andrade, Jardim Ingá, Vila Prel, Jardim Colombo, Jardim Jaqueline, Ferreira, Lambarito, Monte Kemel, Olaria, Arrastão, Jardim Sul, Regina, Umarizal, Umuarama, Helga, Praia, Palmas, Vila Sônia, Portal do Morumbi, Jardim Leonor, etc....

Precisamos de mobilidade para todo o Morumbi, queremos um traçado que contemple a demanda do Morumbi e não apenas o evento da Copa de 2014, que inclusive já foi descartada. A abertura não será em São Paulo.

Queremos um traçado que vá da Estação João Dias (Metrô Subterrâneo) pela Giovanni Gronchi até a estação Vila Sônia.

Esse traçado subterrâneo atenderia toda a população do Morumbi, além de Paraisópolis e o próprio Estádio do Morumbi, dando mobilidade e não degradando o bairro como um todo.

O dinheiro público deveria ser gasto em projetos que contemplassem a população como um todo.

Existem inúmeros movimentos contra esse projeto do Monotrilho, porém, nenhuma autoridade está nos ouvindo e tão pouco nos atendendo.

Deixo aqui duas perguntas:

Quem irá arcar com as conseqüências desastrosas desse traçado e projeto?

Quem irá arcar com as conseqüências de executarem uma obra de bilhões de dólares em um traçado que não trará mobilidade para o Morumbi?

O Morumbi precisa de mobilidade já!!!!!!!!!!!!!!

O Morumbi precisa do Metrô Subterrâneo já!!!!!!!!!

Rosa Richter

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